A Vida Musical de Josh Homme

Posted: sábado, 1 de maio de 2010 by Albanietzsche in Marcadores:
4

Existem dois tipos de pessoas na Terra: as que acham que Josh Homme é o cara mais foda de todo o universo e os idiotas. Guitarrista, vocalista, baterista, produtor... enfim, um faz-tudo musical de quase 2 metros de altura, ruivo, drogado e com cara de quem tem Síndrome de Down.

Nascido Joshua Michael Homme, em 1973, na Califórnia, se tornou antes dos 40 uma lenda viva do rock. Vamos então entender o porquê. Segue abaixo um pequeno dossiê musical desse cara, e, se após lê-lo, você não se interessar por nada... bem, espero que você morra.

- Kyuss: formada em Palm Springs em 1989, composta por John Garcia (vocal), Josh Homme (guitarra), Chris Cockrell (baixo), Brant Björk (bateria) e Nick Olivieri (guitarra base), foi a precursora do até então desconhecido movimento que se convencionou chamar de stoner rock, característico por guitarras lentas e graves, com uma clara influência do rock dos anos 70. Apesar de nunca ter atingindo o sucesso do grande público, chamou a atenção para seu guitarrista, Homme, que, com apenas 18 anos, tocava em um estilo original com seu instrumento ligado a um amplificador de baixo. Foi desfeita em 1995, e seus integrantes deram origem a uma série de bandas ajudaram a popularizar o stoner rock. Durante seu período de atividade, lançaram 4 álbuns de estúdio (Wretch, Blues for the Red Sun, Welcome to Sky Valley e ...And the Circus Leaves the Town), uma coletânea, e diversos EP's.



- Screaming Trees: após o fim do Kyuss, Josh Homme se juntou ao Screamig Trees, ao lado dos integrantes Mark Lanegan, Van Conner e Gary Lee Conner, durante as turnês de 1996 e 1998, enquanto trabalhava paralelamente em outros projetos musicais. O vocalista Mark Lannegan ainda viria a trabalhar com Homme mais tarde por duas vezes.



- Desert Sessions: de 1997 a 2003, Josh Homme realizou algumas sessões experimentais de estúdio com a participação de dezenas de músicos diferentes, no deserto de Palm Springs (daí o nome Desest Sessions, e sim, eu me inspirei nisso para o nome desse blog). Entre os convidados estavam nomes como PJ Harvey, Chris Cornell (Audioslave, Soungarden), Jesse Hughes (Eagles of Death Metal), Brant Björk (Kyuss, Fu Manchu), Chris Goss (Masters of Reality), entre outros. Muitas das músicas surgidas aí foram regravadas pelas bandas dos participantes.



- Queens Of The Stone Age: dispensa apresentações. A banda, formada em 1997, que alçou Homme ao estrelato. Dessa vez, ele assumiu o posto de vocalista e guitarrista, e está atualmente ao lado de Troy Van Leewuen (guitarra, baixo e lap steel), Joey Castillo (bateria), Michael Shuman (baixo) e Dean Fertita (teclado). Entre os músicos que já passaram pela banda, estão Nick Olivieri (ex-Kyuss, baixo, de 1998 a 2004), Mark Lannegan (ex-Sreaming Trees, vocal, de 2001 a 2005), Natasha Shneider (ex-Eleven, teclado e vocal, de 2005 a 2006) e até mesmo Dave Grohl (ex-Nirvana e atual Foo Fighters, bateria, no ano de 2002). Dona de uma consistência impressionante na música, lançou desde sua formação 5 excelentes álbuns (Queens of The Stone Age, Rated R, Lullabies to Paralyze, Songs for the Deaf e Era Vulgaris), foi indicada ao prêmio Grammy e vem lotando shows por onde passa.



- Mondo Generator: dona de um som que mescla punk e stoner rock, a banda foi formada por seu líder, baixista e vocalista, Nick Olivieri, em 1997, contando com a presença de seu até então amigo Josh Homme. No período de 1997 a 2003, a banda lançou apenas 2 álbuns (Cocaine Rodeo e A Drug Problem That Never Existed), devido ao tempo que seus integrantes dedicavam ao Queens Of The Stone Age. Após a expulsão de Olivieri do QotSA, ele anuncia, em 2004, o retorno da banda (sem Homme, é claro).



- Masters of Reality: banda que possui um dono: o ex-produtor do Kyuss Chris Goss. Com integrantes quase rotativos (incluindo um período com o lendário baterista do Cream, Ginger Baker), teve a passagem de Josh Homme no período de 2001 a 2002 como vocalista e guitarrista, para a gravação do álbum de estúdio Deep in the Hole e do ao vivo Fleak 'n' Flight.



- Eagles of Death Metal: banda de garage rock com um toque irreverente formada em 1998 durante uma das Desert Sessions, que tem como líder o vocalista e guitarrista Jesse Hughes. Dessa vez, Josh Homme assumiu o posto de baterista, e se reúne com a banda de tempos em tempos para gravações em estúdio e apresentações ao vivo. Já lançaram 3 álbuns: Peace, Love, Death Metal (2004), Death by Sexy (2006) e Heart On (2008).



- Them Crooked Vultures: uma super-banda do século XXI. Formada por nada mais nada menos do que Josh Homme (vocal e guitarra), Dave Grohl (ex-Nirvana e atual Foo Fighters, bateria) e John Paul Jones (ex-Led Zeppelin, baixo), lançou seu primeiro e excelente álbum no final de 2009 e já conquistou uma legião de fãs (eu entre eles).



Bem, já chega. Acho que é isso, se eu não for contar as produções que ele fez, como o álbum Humbug, do Arctic Monkeys, por exemplo - o melhor da banda, diga-se de passagem. Leve essa lição pra sua vida: se tem o nome Josh Homme envolvido, pode parar pra ouvir porque é bom.

4 comentários:

  1. Belin says:

    Queria ter um útero pra carregar o filho do Josh Homme. Falei.

  1. uahhuauhauha ótima definição, belin!
    masss, meu útero n carregaria - e segundo o post, eu devo morrer !

    ps: nem fodendo que humbug eh o melhor! whatever owna todos.

  1. Unknown says:

    ps: nem fodendo que humbug eh o melhor! whatever owna todos.

    Mas meu útero carregaria *-*

  1. Belin says:

    Humbug é superior gatchenhas!

Tecnologia do Blogger.